terça-feira, 19 de março de 2013

Quantas vezes tenho que passear com o meu cão e qual a duração de cada passeio?


Os exercícios físicos contribuem para evitar diversas doenças, como a obesidade canina e também a depressão. Há raças que simplesmente não sabem como viver sem isso, então conhecer mais sobre a frequência ideal de cada passeio e deixar seu cão contente e saudável é a melhor forma de demonstrar o seu amor por ele.

Quantas vezes tenho que passear com o meu cão e qual a duração de cada passeio?

Tudo vai depender do objetivo principal da caminhada, se é para aliviar o estresse ou deixar o animal fazer suas necessidades na rua


Segundo a Dog Walker Andréa Sardas Guerra, formada em Biologia e pós-graduada no Manejo de Animais Silvestres, a quantidade de passeios e a sua duração varia de acordo com a rotina e os cuidados de cada proprietário. “Em média, a quantidade de passeios varia de 3 a 4 vezes ao dia quando é para fazer as necessidades fora, e a duração de cada passeio deve variar entre 20 minutos e 1 hora. Isso tudo vai depender se a função do passeio é para o cão fazer suas necessidades ou para se exercitar.”, diz a especialista. No caso de exercícios, um passeio diário já é o suficiente e deve ser adequado o número de vezes na semana de acordo com a raça do animal.

Andréa ainda complementa, falando que, se o cachorro faz suas necessidades em casa, no tapetinho higiênico ou no jornal, os passeios servem para aliviar o estresse e praticar exercícios físicos, mas fala que “Se o cão só faz suas necessidades na rua, quanto maior o número de vezes ele for passear melhor, porque isso vai evitar que o cão desenvolva uma infecção urinária por segurar o xixi por muito tempo ou alguma outra complicação posterior.”

Vale lembrar que os cães filhotes e mais idosos tendem a ir mais vezes para fora fazer as necessidades, então, se optar por essa rotina, fique atento. Não se pode esperar mais de 8 horas para levá-lo, mas o tempo ideal é de 5 horas, sendo que os filhotes precisam ir de 3 a 4 horas, já que as bexigas são menores e não possuem tanto controle quanto os mais adultos.

Ou seja, a definição dessa rotina vai depender bastante do objetivo principal dela, se é realizar exercícios físicos ou colaborar para o adequado funcionamento do seu intestino e sistema urinário.

Quais raças necessitam mais de caminhadas regulares?

O Labrador e o Cocker Spaniel são raças mais propensas a precisar de caminhadas, mas há muitas outras que também precisam desta rotina


Outra forma de descobrir a freqüência e duração exata de cada passeio é levar em conta o tamanho, a raça a e a idade do cão. A Dog Walker diz que: “Raças de cães hiperativos, como o Labrador e o Cocker Spaniel, necessitam de mais caminhadas regulares, já que, geralmente, são hiperativos e precisam gastar energia de forma positiva. Esses cães, quando ficam em espaços pequenos e sem atividades, podem roer móveis e comer objetos.”

Porém, Andréa Sardas Guerra ainda completa a afirmação, dizendo que não é para se enganar quando o cão é mais tranquilo ou mora em locais maiores e achar que não necessita de passeios de rotina.  “O passeio também é importante do ponto de vista de socialização, porque, se não houver o contato com outros cães, o animal pode se tornar agressivo e medroso, tornando-se antissocial”, diz a Dog Walker, que, ainda, conclui: “Cães devem conviver ou ter contato com cães, mesmo que seja fora de casa. Hoje em dia, o cão é tão humanizado que, às vezes, até acha que é gente também.”

Para raças mais propensas à obesidade ou que demandam mais cuidados em relação ao estresse, com certeza a duração e frequência do passeio devem ser maiores. Por isso, é muito importante informar-se dos cuidados que deve ter com cada raça antes de adquirir um pet e verificar se terá disposição para cuidá-lo.

Quando o cão é bastante ativo ou já tem tendência, como raças de caça, terrier ou pastoreio, é necessário exercitá-lo todos os dias, com exceção para cachorros mais idosos. No caso de passeios em terrenos irregulares, onde o esforço físico é maior, poderá diminuir a frequência para duas ou três vezes por semana.

No caso dos mais velhos, os passeios devem persistir para garantir a saúde das articulações, mas tendem a ser menores e menos cansativos. O mesmo acontece com os cachorros que já estão acima do peso. Já os filhotes tendem a ter caminhadas mais curtas e frequentes.

O que fazer para compensar as caminhadas nos dias de chuva?

Abra exceções para o cão fazer as necessidades em um local adequado dentro de casa ou no quintal e deixe-o distraído com brinquedos e ossos de couro.


Quem está acostumado com uma rotina de passeios com seu cão fica desesperado em épocas chuvosas, em que chove uma semana sem parar e você não consegue sair de casa com o cachorro.

Nos casos em que o cão sai para fazer as necessidades na rua, a recomendação da Dog Walker Andréa é: “Em dias em que a chuva não dá nenhuma brecha, a melhor opção é fazer com que seu cão, desde filhote, aprenda que pode fazer suas necessidades no tapete higiênico, jornal ou grama, pois é permitido. Assim, o cão não sofre com a impossibilidade de sair e o dono não se torna 'escravo' dessa rotina.”

Se, porém, o objetivo do passeio é garantir uma rotina de exercícios saudáveis, Andréa Sardas Guerra diz que é possível estimular brincadeiras com outros exercícios, como brincar com bolas e brinquedos ou dar também petiscos como ossos de couro a fim de distraí-los e não deixá-los estressados.

Dicas para aproveitar melhor o passeio com o seu cão

Optar por horários mais adequados, levar água para passeios longos e sempre carregar um saquinho são formas de garantir um melhor passeio com os cães

Entre as principais dicas para aproveitar melhor o passeio com seu cão, Andréa dá as dicas a seguir.

  • “Prefira horários em a temperatura esteja mais amena, como logo cedo, ou final de tarde, quando o sol já baixou. Temperaturas altas, no asfalto, podem causar queimaduras graves nos coxins.”
  • “Tente criar uma rotina e alimentá-lo uma hora antes do passeio.”
  • “Procure levar água em passeios longos.”
  • “Passeios devem ser realizados sempre com guia, para a segurança do seu cão também de outros cães e pessoas. Mesmo que eles sejam treinados e estejam acostumados a andar sem guia podem ter reações indesejadas seguidas por instinto com ir atrás de outro cão, gato ou ave.”
  • “Não se esqueça: leve sempre saquinhos para recolher as fezes do seu animal.”

Outra dica importante ao decidir caminhar com seu cão é começar aos poucos, pois um cachorro que não está acostumado com a rotina de exercícios pode estranhar e cansar-se facilmente. Inicie com caminhadas menores e, depois, vá aumentando até chegar ao ritmo ideal do cão.

Agindo dessa forma, fica fácil deixar seu cão saudável e feliz ao socializar-se com os demais cachorros.
Aí, você pergunta: "Mas e se não tenho tempo para fazer passeios regulares com meu cão?". A resposta é simples: você pode contratar um Dog Walker, que é um profissional especializado em passeios com animais e vai poder, até mesmo, recomendar a frequência de passeios ideal para seu cão, que podem durar de 30 minutos a uma hora. Assim, você pode continuar com suas rotinas de casa, estudo e trabalho e garantir que seu animal será bem cuidado por um profissional.

Agora ficou fácil saber quantas vezes e qual a duração do passeio com seu cão, não é mesmo?

fonte: Agenda Pet

Nenhum comentário: